Casa dos Licores

A Casa dos Licores era a residência do Sr. Alfredo C. de Miranda e, ainda é, de sua esposa, dona Terezinha Nogueira Miranda. Há cerca de 60 anos este casal começou a produzir e vender, de forma artesanal (e para a sobrevivência de sua família), licores, cachaças envelhecidas, doces e biscoitos. Por muitos anos, de forma simples e hospitaleira, eles recebiam todos os visitantes na sala de sua casa.

Além de provar os licores, todos eram recebidos com uma boa dose de conversas animadas, músicas e o bom humor do “Velhinho do pife” como muitos gostavam de se referir ao dono da casa, que tocava suas composições em uma flauta de taboca (o pife – também fabricadas por ele). E, ao longo do tempo, com o trabalho diário e a dedicação deles, a casa foi ficando conhecida por visitantes de todos os lugares.

A casa tornou-se referência turística para quem vem conhecer e passear em Viçosa ou para quem está de passagem para outras cidades. Para preservar a memória de seus pais, a filha mais velha do casal, Tereza Cristina Mapurunga, deu continuidade à produção e ao comércio na antiga bodega.

A Casa dos Licores atualmente possui 90 sabores de licores entre frutas, ervas (e especiarias) e finos; uma grande variedade de doces e geléias; biscoitos, petas e guloseimas. Todos feitos de forma artesanal, em tachos de cobre, fornalhas a lenha, forno de barro, assim como na época colonial do Brasil.

Ao chegar, o visitante pode degustar e conhecer a antiga casa, e várias curiosidades históricas da cidade. Por todos os lados se encontra tradição, arte e cultura.

Clique aqui para compartilhar

WhatsApp